Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

.:Estudando moda na Inglaterra:.

Todos que me conhecem sabem da minha meta de trabalhar na Vogue NY ou em NY, mas o assunto hoje é Londres, estou pensando em estudar na Central Saint Martins, é fazer algum curso de férias para incrementar meu portfólio e na minha busca na internet achei esta matéria do Ig muito bacana ou fala da Saint Martins e de outras escolas de Art e Design.

 
As férias de julho estão aí e muita gente interessada em moda aproveita o tempo livre para fazer algum curso ou especialização rápida. Para quem está no colégio pode ser a chance de encontrar uma vocação antes do vestibular. Para os que já estão na faculdade ou já se formaram é a oportunidade de se aprofundar. E se há algo que valoriza o currículo é uma experiência no exterior. Afinal, morar fora  significa disposição para desbravar nova cultura, outra língua, costumes e modos de vida diferentes e, principalmente, superar dificuldades que invariavelmente pintam pelo caminho.

Mas, por onde começar? Antes de qualquer coisa, o importante é conferir as finanças. Para ir para Londres, uma das cidades mais procuradas por estrangeiros, em diversas áreas profissionais, especialmente em campos ligados à moda, design e arte, desembolsa-se em média R$ 8 mil, segundo levantamento feito pelo iG Moda nas principais agências de intercâmbio do país. Depois, é preciso fazer muita pesquisa, para que as decisões sejam as mais certeiras possíveis. Na capital britânica, há opções para diversos gostos, necessidades, disponibilidades de tempo e níveis escolares.

No site Universities & Colleges Admissions Service for the UK é possível encontrar cerca de 250 opções de cursos - incluindo as especializações de cada um – apenas pesquisando pelas palavras "fashion" ou "textiles". Nele, ainda dá para buscar a região em que se quer estudar, além de dados sobre mais de 50 universidades. Para se obter informações mais aprofundadas das escolas, o melhor mesmo é entrar em contato diretamente com elas. Quase todas têm sites, além de serviço de atendimento para responder dúvidas específicas. Além disso, acessar estes serviços é um bom teste para o inglês.

A maioria das universidades de graduação ou cursos temporários não exige exames pesados de proficiência e oferece cursos paralelos de inglês, mas é preciso saber se virar e ter conhecimento básico na área escolhida sempre. O British Council, órgão público cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e de sua cultura, também tem um centro de informação e orientação na área educacional e promete ajudar a responder "o quê", "onde", "qual é o melhor curso" e "quanto ele custará". Pelos sites www.educationuk.org, www.britishcouncil.org, pelo e-mail education.enquiries@britishcouncil.org ou pela unidade brasileira da organização, é possível consultar tais informações.


A Harvard da moda

 
É enorme o número de estudantes estrangeiros no país, incluindo brasileiros. E o contato com alguém que já viveu - ou está vivendo - esta experiência, também pode ser muito útil. Esse é o caso de Maria Eugênia Caminha, que resolveu trancar seu curso de jornalismo na UniCEUB, em Brasília, para estudar na Inglaterra e morar com a irmã. “O fato de eu ter família aqui ajudou muito, pois sei que quem chega aqui sem lenço e documento sempre se estressa com moradia e tal”, conta. Ela optou por estudar na renomada Central Saint Martins, considerada a Harvard da moda e responsável por revelar nomes como Alexander McQueen, Stella McCartney e John Galliano.

No começo, o plano era ficar de janeiro a julho de 2010. Mas, depois de fazer dois cursos na escola – “Introdução ao Jornalismo de Moda” e “Direção de Arte” – a estudante já mudou os planos. “Agora volto só no início de 2011!” Para Maria Eugênia, o principal diferencial da Saint Martins não é apenas o renome que ela tem no mercado. “Acho que o Brasil não tem a variedade de cursos que temos aqui em Londres, principalmente quando o assunto é moda. Outra vantagem é que na sala podem ter umas dez culturas extremamente diferentes, então você acaba sabendo mais sobre os costumes de outros países.”

A Saint Martins oferece uma série de cursos rápidos com duração media de uma semana nas mais diferentes áreas – desde o tradicional “Desenho de Moda”, passando por “Styling para a Indústria Musical” até “Maquiagem para editoriais”. Todos girando na faixa dos mil reais. E o alto investimento nesses cursos, segundo Maria Eugênia, vale a pena. “No começo, você fica com medo de sair da sua casa, do seu círculo de amigos e tal, mas depois que chega aqui e descobre um mundo completamente diferente você basicamente não quer mais voltar! É tanta gente diferente, tantos lugares lindos, tantos espetáculos e exposições… Parece que me falta tempo”.

Entre passagens de avião e matrícula, ela gastou R$ 6 mil. “Tudo saiu super em conta para mim, pois não pago moradia. Mas preço é algo muito relativo, já que os valores dos cursos podem variar bastante e as tarifas das passagens aéreas também”, finaliza.

Principais escolas que oferecem cursos de moda em Londres

The London Institute
Reúne o Camberwell College of Arts, Central Saint Martins College of Art and Design, Chelsea College of Art and Design, The London College of Fashion e The London College of Printing
Oferece Design e Tecnologia (moda masculina ou feminina); Design e Modelagem (masculina ou feminina); Comunicação e Promoção em Moda; Moda e Marketing; História e Teoria de Moda; Estamparia; Gerência de Moda; Fotografia de Moda; Styling de Moda, entre muitos outros.
Tel.: +44 XX 0207 514 6130. E-mail: info@arts.ac.uk

University of Brighton
Formação em Design e Negócios de Moda, Têxtil e Negócios de Moda
Tel: +44 XX 01273 600900. E-mail: admissions@brighton.ac.uk

De Montfort University
Opções como Design de Moda, Estudos da Moda e História da Arte; Estudos da Moda, Fotografia e Vídeo
Tel: +44 XX 116 255 1551. E-mail: international@dmu.ac.uk

Kent Institute of Art and Design
Vários cursos como Moda, Design e Tecnologia; Desenvolvimento de Produto e Comunicação e Promoção em Moda
Tel:+44 XX 1622 757286. E-mail: info@kiad.ac.uk

ReadingCollege and School of Arts & Design
Cursos de Design de moda ou Moda e Têxtil
Tel: +44 XX 800 371 434. E-mail: enquiries@reading-college.ac.uk

University of Southampton
Cursos aliados a línguas estrangeiras como Moda e Francês, Moda e Espanhol ou ainda Estudos da Moda e Cultura Britânica
Tel: +44 XX 23 8059 5000. E- mail: admissns@soton.ac.uk

  Fonte: Ig
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário