Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

.:KEEP CALM AND CARRY ON:.

Você provavelmente já deve ter encontrado por ai um poster vermelho “cheguei” com a frase KEEP CALM AND CARRY ON exatamente assim, em caixa alta, e tão imperativa quanto a coroa que está por cima dela. Saiba que eles são reproduções de um famoso poster criado pelo governo Britânico em 1938 durante o início da segunda Guerra Mundial com a intenção de levantar o moral do povo britânico que vivia sob a ameaça de invasão pelas forças alemãs. Dois milhões e meio de unidades foram produzidas, contudo o poster não foi utilizado em larga escala, e ficou oculto até que em 2000 uma cópia foi descoberta nos arquivos de Barter Books, um sebo no nordeste da Inglaterra.

O poster vermelho foi o terceiro de uma série de três peças criadas com o mesmo propósito. O primeiro, "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory" e o segundo "Freedom is in Peril" tiveram 800.000 e 400.000 exemplares produzidos originalmente respectivamente.
Os posteres foram criados para ter uma unidade de forma, um projeto associado com o Ministério da Informação, e ter uma grafia exclusiva e facilmente reconhecível, com uma mensagem do rei ao seu povo. As frases foram criadas por funcionários públicos britânicos. Estes posteres foram especialmente concebidos como "uma declaração dos direitos do cidadão"
. Depois de descoberto, o poster KEEP CALM AND CARRY ON começou a ser reproduzido por diversas empresas ao redor do mundo, levando o espírito da força e da unidade britânica por toda a parte do globo. O poster que outrora buscava preparar o mais austero povo agora assume uma nova função de levar às casas e empresas uma mensagem de perseverança. Renascido em tempos mais calmos e estáveis o poster influenciou o surgimento de uma linha de produtos variados que carregam a mensagem do Rei. Canecas, camisetas, mouse-pads, pôsters, cartões postais e toalhas que são procurados pelos mais diversos tipos de públicos e que decoram casas mundo afora. Não demorou para que surgissem variações de tons e temas, e o formato do poster passou a ser utilizado para outras mensagens engraçadas ou não, ora laureadas pela coroa, ora por outros objetos, digamos, mais apropriados para as novas frases criadas. Desde março o Brasil já conta com uma loja com produtos inspirados no pôsteres KEEP CALM AND CARRY ON.
(*Textos e imagens do site http://www.keepcalm.com.br)

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário